terça-feira, 7 de setembro de 2010

07 de Setembro - “Independência ou Morte”

bandeira

Neste momento de comemoração ao Dia da Independência, quero refletir sobre o estado de ser independente. Eis o significado, de acordo com o dicionário:

INDEPENDÊNCIA: Estado ou qualidade de ser LIVRE, de não depender de NINGUÉM.

Desde que Dom Pedro I proclamou  a “independência” do Brasil, novas formas de dependência camuflada surgiram para maquiar a real situação do país.

Não sou a pessoa mais indicada a refletir a respeito de nossa condição política, reconheço.  Por isso, faço das palavras do Blog da Tati Pastorello http://tatvet.blogspot.com/, as minhas palavras.

Acredito que todos devamos refletir a respeito de nossa condição como nação que possui um potencial gigantesco, mas com, no mínimo, um grave problema de CULTURA (entenda por cultura os pensamentos e ideologias comuns à sociedade, que por já estarem impregnados ao seu dia-a-dia, são aceitos com naturalidade).

Vale a pena ler:

http://tatvet.blogspot.com/2010/09/be-me-explica-este-pais.html

Afinal de contas, o Brasil é SEM DÚVIDA muito mais do que Futebol e Carnaval!

bandeira_brasil_simulada

Um comentário:

  1. Oi Andrea, obrigada pela menção ao meu blog. Sua reflexão junta-se à minha. Adorei a definição de independência. Esta é mesmo minha questão: quando fomos livres? E que cultura é justamente o que nos falta. Não dá para considerar carnaval, samba e axé, culturas de uma nação evoluída, não é? Cadê a cidadania?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou? Me deixe saber seus pensamentos.